18 de out. de 2011

Saggar Firing

Saggar Firing é uma técnica de queima. É bem similar ao Raku, mas com algumas modificações. A diferença  das queimas são os produtos usados para incrementar na coloração da peça,já  o forno e as peças usadas são as mesmas do Raku. No Raku a peça tem que ser tirada incandescente do forno para ter aquele aspecto, no Saggar Firing a peça pode ser resfriada. Teoricamente, Saggar significa qualquer estrutura ( mufla, envolucro)  que envolve uma peça de cerâmica contendo neste receptáculo pigmentos e materiais orgânicos. Um Saggar pode ser feito de diversos materiais como: papel alumínio, prateleiras de forno, tijolo, e até mesmo uma peça de argila em forma de bacia ou pote. A técnica Saggar Firing era usada antigamente pelos chineses que usavam fornos de madeira que provocavam muitas cinzas, para proteger suas peças esmaltadas era usado os Saggars. Como na técnica de Raku as cinzas e serragem dão um efeito totalmente diferente, outros materiais foram adicionados para obter outros resultados. Nessa queima existe uma imensa gama de possibilidades para serem tentadas. Geralmente é usado materiais orgânicos e pigmentos para dar coloração: sal de cozinha; carbonato de cobre; sulfato de cobre; manganês; (óxido, cloreto, e percloreto) de ferro; cascas de frutas, frutas secas, nozes, e serragem, etc. A temperatura de queima dessa técnica é de 600ºC. Como nessa queima as peças ficam um pouco opacas é usado Terra Sigillata na peça em ponto de couro (antes de queimar um pouco mais dura) e aplicando um polimento com uma  ferramenta de superfície lisa para dar brilho e beleza na peça, por se tratar de uma argila extremamente fina e sem areia pode ser usada como engobe, com o polimento ganha um brilho intenso.
 Terra Sigillata é o nome de um engobe bem fino decantado diversas vezes dando uma aparência vitrificada e brilhosa na peça, além de atribuir ipermeabilidade, aplicado depois da cozedura.

Receita Básica:

200 gramas argila branca em pó como Tenn 10 ou Kyom4
800 gramas água (3 ½ Copos)
10 gramas Calgone* (Hexametatosfato de sódio)



 No Brasil a Ceramista Lu Leão se destaca na utilização dessa técnica,  criando peças maravilhosas e ensinando a técnica em seu ateliê.
Confira seu trabalhos no blog.
www.luleaoraku.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Online