Você já viu aquelas pinturas minuciosas que os antigos gregos e japoneses faziam na cerâmica? Então, assim como qualquer outra arte a cerâmica também permite trabalhos minuciosos. Aqui no Studio nós fizemos um trabalho assim, nossas miniaturas. Para esse trabalho, a mão precisa ser mais firme ainda, o controle dos movimentos tem de ser perfeito. Se você quiser fazer várias miniaturas a dica é essa: Pegue uma boa quantidade de argila, centralize-a em forma cilíndrica e somente trabalhe na sua parte superior, assim que terminar a primeira vá descendo no cone até a argila acabar.
16 de set. de 2011
Repetições
Quando se trata de um trabalho artesanal é difícil repetir várias vezes uma obra. Então a dica é fazer um molde de gesso. Para fazer esse molde os passos são os seguintes:
- Preparar o local no qual o molde vai ser feito; uma cerca de madeira formando um quadrado isolado com argila nas partes em que uma madeira encontra na outra, para evitar que o gesso vaze.
- Pincelar com vaselina a peça que vai ser feita o molde para desgrudar facilmente do gesso já duro sem que o estrague.
- Preparar a solução de gesso; em uma bacia com água limpa peneire o gesso com a mão, em um só lugar do recipiente, a fim de formar uma ilha acima do nível da água. Misture até que os caroços de gesso se dissolvam.
- Feito o local onde vai ser derramado o gesso e a solução de gesso, é só derramar.
Dica: Além de isolar a cerca de quadrado com argila, prenda as paredes com um sargente para evitar que o gesso derrame. Para mais informações e dicas compre o nosso DVD Formas e Moldes.
15 de set. de 2011
Esmalte craquelado
Na cerâmica podemos usar de muitos artifícios para deixarmos nossa criação mais interessante. Em uma de nossa criações queríamos dar uma textura diferente. Neste vaso usamos a técnica de esmalte craquelado. Essa técnica é usada com engobe e silicato de sódio. Em um vaso comum em ponto de couro aplicamos uma camada de engobe de porcelana e logo em seguida o secamos com o secador quente. Fizemos o mesmo processo com o silicato de sódio líquido. Terminado as duas aplicações de engobe e silicato, com uma mão por dentro da peça fomos empurrando suavemente a parede interna. Assim que o movimento foi feito o craquelado começou a aparecer. Para ver a técnica com mais detalhes e aprender outras dicas compre o nosso DVD Torno garrafas Vol. 2
Fundo de Vidro
Na hora de esmaltar, tudo pode ser feito. Pode usar engobe para dar textura, usar diferentes esmaltes para brincar com cores, pincéis para fazer uma pintura mais detalhista, pode usar o compressor para dar intensidade as cores e também pode usar vidro para deixar o fundo da peça vitrificado. A técnica e a seguinte; depois de ter esmaltado a peça com a cor desejada quebre em pequenos pedaços uma garrafa de vidro de cor ou sem cor para dar a sua peça um diferencial.
Vamos Esmaltar
A esmaltação de peças pode ser feita de três formas diferentes: Imersão, Pulverização, Derramado.
- Imersão: Essa técnica é usada de forma que a peça fique inteiramente imersa no balde de esmalte sendo segurada por uma pinça. Indicada para esmaltação uniforme fora e dentro da peça.
- Pulverização: Para esse tipo de esmaltação é necessário uma cabine fechada e isolada, um compressor e um torno móvel. Essa cabine pode ser feita de madeira. Neste caso, o torno móvel é usado para deixar a esmaltação uniforme. Indicada para usar intensidades de cores na peça.
- Derramado: Usando duas placas finas de madeira para apoiar a peça e uma tigela para que o esmalte possa ser derramado sobre a peça.
Dica: Se você não quiser esmaltar certas partes externas da peça use vaselina para isola-las.
Engobe - Pintura com Barbotina
O engobe é uma mistura de materiais, sendo argila metade de sua composição. Pelo baixo teor de argila na massa, o engobe pode ser usado de diversas formas. A grande vantagem é que pode ser usada na argila em ponto de couro ou na argila biscoitada. Ela também possível usa-la na argila seca. Quando aplicada na peça e queimada, a variedade de texturas é enorme, geralmente opaca ou com pouco brilho. O engobe pode ser usado como base de esmalte, só é preciso adicionar cor quando preciso. Para adicionar cor aos engobes, óxidos metálicos em combinação com fundentes são usados.
Receita:
Engobe Branco:
Kaolin:70%
Feldspato:28%
Boreo:2%
Engobe Verde: Adicione 2% de óxido de cobre
Engobe Azul: Adicione 1% de óxido de cobalto
Engobe Marrom: Adicione 3% de óxido de ferro
Receita:
Engobe Branco:
Kaolin:70%
Feldspato:28%
Boreo:2%
Engobe Verde: Adicione 2% de óxido de cobre
Engobe Azul: Adicione 1% de óxido de cobalto
Engobe Marrom: Adicione 3% de óxido de ferro
Essa semana em Prática
Uma encomenda de vaso foi feita e está prestes a ser queimada. A técnica de montagem do vaso foi feita em duas partes:
- Duas tigelas foram sobreposta uma a outra e colada com barbotina
- O bico foi feita e colocado por cima de uma das tigelas e colada com a mesma técnica
Para a técnica de pintura, foi usado o compressor e um torno móvel para deixar a esmaltação uniforme. O esmalte usado foi o turquesa.
9 de set. de 2011
Não gruda mesmo!
É só polvilhar maisena e carimbar. Muitas vezes quando você usa carimbos feitos de cerâmica e até mesmo de outro material ele gruda na peça e estraga tudo. Então para evitar isso é só polvilhar maisena que tudo da certo. Depois na hora da queima não aparece nenhuma mancha de pó, pois a 200°C todo resíduo desaparece.
DVD em Construção
A coletânea de DVDs feito pelo Studio de Cerâmica em parceria com artistas renomados, foram bem aceito por todos. Como a demanda foi maior do que esperávamos, vamos lançar agora um DVD de Bijuteria. Dê uma olhada nas fotos para ver um pouquinho do que vai ser.
8 de set. de 2011
Água Mágica
Antes da água mágica só se falava de barbotina (argila pastosa usada para fazer colagem de peças). A água mágica é uma receita americana criada para facilitar e acabar com a meleca causada pela barbotina. A receita é a mistura de silicato de sódio e carbonato de sódio dissolvido em água. A intensão é dissolver a superfície da própria peça a ponto de atribuir colagem à peça. É só pincelar e colar.
Receita:
1 galão de água = 3.8 litros de água
9.5 gramas de silicato de sódio
3 gramas de carbonato de sódio
Receita por Lana Wilson: http://www.potters.org/subject10512.htm/
Receita:
1 galão de água = 3.8 litros de água
9.5 gramas de silicato de sódio
3 gramas de carbonato de sódio
Receita por Lana Wilson: http://www.potters.org/subject10512.htm/
6 de set. de 2011
Loja Online
A marca Studio de Cerâmica está crescendo cada vez mais, agora estamos elaborando uma loja online para maior comodidade e facilidade de nossos seguidores e interessados em adquirir nossas peças. Na loja, além de peças com design diferenciado feito manualmente, você vai encontrar dicas de como e onde usar seus novos itens de decoração. Em breve você poderá escolher as peças e decorar sua casa. Para maiores informações entre em nosso site ou ligue para nós.
Assinar:
Postagens (Atom)